Quando chega a época de férias, uma preocupação comum de muitos pais é: como fica o sono nas férias? Como tentar manter a rotina para não bagunçar todos os horários?

Afinal, a rotina é resultado de um grande esforço por parte de toda família. Você precisa se empenhar, estar em sintonia com a criança e ser persistente para conseguir chegar em um padrão consistente e positivo. Por isso, é normal ter receio de estragar o que está funcionando, independente da idade do seu filho.

A boa notícia é que você pode preservar o sono mesmo quando o ritmo muda, como nas férias. A Joli Môme conta para você como fazer isso e dá todas as dicas 😉

Sono nas férias

Nas férias a rotina fica diferente. A família pode viajar e dormir em um lugar novo para os filhos. Às vezes também surgem oportunidades para as crianças dormirem na casa dos avós ou em tios.

manter a rotina durante as ferias

Além disso, a excitação diária chega ao nível máximo, com as brincadeiras, passeios e novidades e o sono dos pequenos acaba sendo influenciado. Mas para tentar minimizar a bagunça nos horários e no padrão de sono, confira sugestões especiais:

1 – Preserve as sonecas: um grande problema do sono nas férias é pular as sonecas. Sem elas, o sono noturno é diretamente afetado. As crianças acabam ficando mais cansadas e se engana quem pensa que isso vai fazer com que elas durmam mais cedo! O cansaço resulta, muitas vezes, em um pequeno relutando para adormecer, com muito choro, pedindo colo e inclusive pulando para a cama dos pais, no caso dos maiorzinhos. Para evitar isso, mantenha o mesmo número de sonecas que a criança tira normalmente, procurando respeitar também o horário.

Dica especial: em caso de viagens, isso não significa correr para o hotel na hora de cada soneca, interrompendo os passeios. Claro que se estiver perto de um lugar sossegado, mais fácil será para o seu filho adormecer. Contudo, o carrinho pode ser um grande aliado. Procure um ambiente mais tranquilo, conte uma história ou cante uma música para acalmar. Mesmo se ele não conseguir dormir, pelo menos desacelera e descansa um pouco.

bebê dormindo no carrinho

2 – Mantenha o horário das refeições: a alimentação e o sono são os fundamentos da organização de uma rotina. Então, assim como é importante não pular as sonecas, procure seguir os mesmos horários para as refeições, tanto almoço e janta quanto lanches. Se vai estar na casa de outras pessoas e sabe que o almoço e a janta podem ser mais tarde, uma sugestão é ter sempre a comida da criança prontinha para poder adiantar. Assim, você evita aquela ansiedade do pequeno, dizendo que está com fome toda hora, e também não depende dos outros que estão compartilhando as férias com você. Nos passeios, não deixe de levar lanchinhos saudáveis, como frutas, legumes no formato finger food (palitinhos de pepino, tomate cereja, etc), iogurtes e sanduíches. Só atenção na conservação dos alimentos. Uma bolsa térmica ou bolsa de maternidade com compartimento térmico pode ajudar.

3 – Não esqueça dos objetos de transição: o objeto de transição é uma associação direta entre a criança e o sono. Muito disso é em função do olfato do bebê, sentido que representa segurança, especialmente nos primeiros meses de vida. É através do olfato que a criança identifica onde está e com quem.  Os objetos de transição acabam pegando o cheiro dos pais e do bebê. Então, tal cheiro é uma referência de segurança e aconchego na hora de dormir, especialmente se for em um ambiente diferente. Pode ser um paninho, um bichinho ou o saco de dormir, pos isso, não lave eles antes de viajar, preserve o cheiro que seu bebê conhece! Esses elementos familiares vão ajudar o pequeno a se sentir mais seguro em um espaço novo, como casa de familiares, hotel ou casa/apartamento alugado para a temporada de férias. Então, é um item indispensável na mala de férias.

4 – Mantenha momentos de calma e carinho: por mais agitado que seja o dia, não abra mão do ritual de sono. Ele vai sinalizar para a criança que é hora de se acalmar para descansar. Também vai permitir um contato próximo dos pais, em um momento de aconchego. O ritual do sono deve repetir as mesmas atividades, na mesma sequência e tendo início no mesmo horário. Pode ser marcado por um banho, uma massagem, uma história e canção de dormir. O fato de colocar o pijama e o saco de dormir também reforça a passagem para o momento de tranquilidade.

Pé na estrada e fuso horário

Se a sua família for viajar e tiver que lidar com fuso horário, a rotina vai exigir um pouco mais de flexibilidade. Na volta para casa, uma dica para ajustar o sono das crianças é começar a alterar a hora de dormir 15 minutos por dia.

Ou seja, se você precisa adiantar os horários da rotina, faça isso de forma gradual, adiantando 15 minutos por dia, até chegar na hora que você deseja. O ajuste deve começar pela hora de dormir, mas também ser incorporado nos outros marcos da rotina, como sonecas e refeições.

Pegar avião com criança

Outras sugestões especiais do Joli Blog para famílias viajantes:

Com as dicas você terá férias incríveis em família e sem prejudicar o sono dos pequenos, o que é fundamental para manter a disposição e o humor das crianças e, consequentemente, dos pais! Então, rotina organizada e boas férias!

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