Você já ouviu falar em TOG? É um número que faz parte da descrição dos modelos de sacos de dormir da Joli Môme e de muitos produtos de marcas estrangeiras. Trata-se de uma medida de resistência térmica, que ajuda a escolher o modelo de saco de dormir mais adequado e vestir as crianças para que elas não passem nem frio, nem calor na hora do sono. Para ajudar, vamos explicar mais sobre o que é TOG e como escolher a turbulette ideal para o seu bebê.
O que é TOG?
O TOG é uma unidade de medida que verifica a resistência térmica de uma área. Ele é muito usado na indústria têxtil e pode ser observado na hora de escolher um edredom, por exemplo, ou o saco de dormir do seu bebê.
A classificação de TOG refere-se a capacidade de isolamento térmico de um material. A escala usada é ascendente de 0 a 4. Então, peças adequadas para o verão vão ter um TOG menor, enquanto peças pensadas para o inverno terão um número maior de TOG.
Parece complicado, mas na prática não é! Vamos mostrar para você 🙂
Para que serve o TOG no saco de dormir?
O TOG em um saco de dormir ajuda a equilibrar 3 fatores: temperatura do quarto x roupa do bebê x modelo de turbulette. Ele vai funcionar como um recurso extra para os pais, pois a partir dele será mais fácil escolher qual modelo de saco de dormir é apropriado e como vestir o bebê para a noite de sono. Isso vai favorecer o conforto da criança, que não vai ter incômodos desnecessários por sentir frio ou calor enquanto descansa.
É importante destacar que os bebês possuem um sistema de regulação térmica ainda imaturo. Isso significa que eles devem ser cobertos o suficiente, nem demais, nem de menos.
Dica de ouro: na hora de verificar a temperatura das crianças você deve sentir atrás do pescoço e não através das mãos ou pés. Isso porque as extremidades do corpo tendem a ser mais geladas, não dando precisão na conferência. O ideal é que o pescoço não esteja nem frio, nem suado.
Opções de TOG nas turbulettes
Agora que você sabe o que é TOG e a sua importância na hora de preparar o bebê para dormir, a Joli Môme tem dicas práticas para escolha do modelo ideal de saco de dormir.
O TOG dos sacos de dormir da Joli Môme, sendo uma medida científica feita através de protocolos mundiais, foram calculados em um laboratório autorizado da Inglaterra. A indicação geral de TOG conforme a temperatura do quarto é:
– TOG 0.5 para quarto de 24 até 26°C
– TOG 1 para quarto de 22 até 24°C
– TOG 2 para quarto de 19 até 21°C
– TOG 3 para quarto de 16 até 18°C
– TOG 4 para quarto abaixo de 16ºC
O TOG 0.5 e 1 está presente nas coleções de verão da Joli Môme, enquanto o índice de 2 a 3 faz parte dos modelos de inverno. Em um comparativo geral sempre indicamos os modelos de verão para noites em que os pais usam um lençol e os sacos de dormir de inverno para quando é necessário um cobertor.
O TOG ajuda muito para quem quer comparar com modelos comprados no exterior, clientes que procuram precisão na hora de escolher o saco de dormir e famílias que utilizam ar-condicionado (pois ele facilita o controle de temperatura).
Além disso, é importante observar alguns outros pontos em relação à hora de dormir do seu bebê:
- Uma dica útil é vestir a criança em camadas fáceis de colocar ou tirar. Assim, você pode ajustar a roupa ao longo da noite, se for necessário. O zíper lateral dos sacos de dormir da Joli Môme também facilita isso, sendo prático inclusive nas trocas de fraldas. Os pais e as mães agradecem 🙂
- O TOG não significa que você precisa ter um modelo de saco de dormir de cada! É perfeitamente possível equilibrar o saco de dormir e a roupa do bebê a partir de um TOG médio para o lugar que você mora. No entanto, em cidades ou estados com uma variação de temperatura maior entre o verão e o inverno ter ao menos dois sacos de dormir diferentes (um mais leve e um mais grosso) pode ser útil.
- Considere o tamanho do saco de dormir na hora de planejar o seu enxoval. Temos duas opções: 0 – 6 meses e 6 – 24 meses. Então, tenha em mente quando o seu bebê irá nascer (verão ou inverno), para poder comprar o TOG adequado para aquela época do ano.
- Algumas lojas de eletrônicos trabalham com modelos de termômetro digital que verificam a temperatura externa e interna dos ambientes. Pode ser uma dica útil para ajudar a controlar a temperatura da casa, caso a residência não tenha nenhum sistema integrado e os pais queiram ter mais precisão.
Vestir a criança para dormir com seu saco de dormir não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças! As dicas são importantes, mas a intuição dos pais também fala alto. Até porque cada bebê é diferente, alguns sentindo mais calor e outros mais frio durante o sono. Não é uma ciência exata e o TOG é um recurso extra que pode ser útil, aliado com observações da família durante as noites.
Um abraço,
Pauline
Pauline, o vc fala em cobertor e lençol e cobertor. Mas o saco não é para substitui-los, por serem perigosos: a criança pode puxar para a cabeça e sufocar?
Olà Angela, Tudo bem? Falo de lençol e cobertor por serem as referencias conhecidas de todo mundo… O saco de dormir ele substitui eles, seja, você elimina o cobertor ou lençol e usa o saco de dormir… De inverno (TOG 2 ou 3) se for para substituir o cobertor, de verão (TOG 0.5 ou 1) se for para substituir o lençol.
O saco de dormir por ter “alça” ele fica prendido na criança. Primeiro, a criança não vai se descobrir, segundo ele não tem risco de se cobrir o rosto e então de se sufocar! Conforto e segurança! 🙂
Espero que ajudei e qualquer duvida, fico a disposição!
Olá
Vi na descrição que o tecido é 100% algodão. É um tecido de malha, com elasticidade, ou não?