Uma dificuldade que muitas mulheres têm é se encontrar depois da maternidade. Saiba que isso é fundamental para a autoestima e bem-estar, pois uma mãe feliz consigo mesma vai se sentir muito melhor para cuidar do seu filho. Então, confira dicas de como ter um tempo próprio depois da chegada do bebê para cuidar de si e se sentir plena como mulher e mãe. Sim, é possível!

 

Pós-parto

Quando um bebê chega, tudo muda na vida da mulher. O corpo, a mente, a rotina. Isso sem falar na avalanche de hormônios e sentimentos.

Com o recém-nascido em casa, a mãe acaba se entregando à maternidade e toda atenção se volta para o bebê. O importante é ele estar bem, com saúde e confortável. Mesmo que isso signifique para você alguns dias sem tempo de sequer tomar um banho tranquilo. Quem dirá fazer coisas que gosta ou cuidar de si.

Entretanto, nunca esqueça de fazer o mínimo! Tome um banho por dia, durante a soneca ou quando o pai chegar em casa. Você tem direito de exigir isso para o seu bem-estar. Não esqueça de escovar os dentes, comer bem e se vestir (nada de pijama o dia todo!). Você também precisa cuidar da sua rotina de higiene mínima.

Tomar banho com bebê do lado

Conforme o bebê cresce, a rotina começa a se formatar. A mulher se acostuma com seu papel de mãe e vai se adaptando ao novo ritmo da vida. Tal processo pode levar um tempo específico em cada família.

O que é certo é que com o passar do tempo, a mulher começa a sentir falta de cuidar de si. De ter o seu próprio tempo para hobbies ou pequenas vaidades, como se maquiar, fazer as unhas, entre outras atividades. Isso é normal e extremamente saudável. Afinal, por mais entrega que a maternidade represente, não precisa ser uma doação exclusiva.

A importância de cuidar de si

É importante lembrar que os bebês são muitos sensíveis e acabam absorvendo as emoções de quem convive diretamente com eles. Então, uma mãe estressada, triste ou frustrada pode deixar, mesmo que sem querer, o bebê mais choroso ou irritado!

Por isso, é bom deixar o filhote uma horinha com alguém de confiança e que vai cuidar dele com todo amor para voltar feliz e de bom humor para estar novamente com o baby. A consequência será uma ligação de afeto muito mais forte entre mãe e bebê, de tal forma que a felicidade na relação vai influenciar positivamente o desenvolvimento cerebral do pequeno.

Dicas para cuidar de si depois dos filhos

Pode parecer difícil encontrar um tempo na rotina para você mesma, mas com um pouco de flexibilidade e priorizando isso pode se tornar até um hábito. Confira algumas sugestões que podem ajudar:

  1. Beleza a domicílio: se o tempo é curto e você não consegue encaixar cuidados de beleza nos seus horários, que tal receber aquela massagem especial em casa? Ou então uma visita da manicure? Tente marcar na hora da soneca do bebê ou quando tem alguém em casa para dar uma mãozinha com o pequeno. Outra dica é chamar uma amiga para compartilhar esse momento. Assim, vocês já aproveitam a beleza a domicílio juntas e colocam os assuntos em dia!Pintar as unhas em casa
  2. Prazeres culinários: muito cansada para cozinhar ou com saudade de delícias gastronômicas? Seja para facilitar ou mudar a rotina, uma entrega é a solução. Coloque o bebê cedinho na cama e aproveite para pedir algo gostoso e aproveitar com o marido. Se a preferência é por sair um pouco, conte com uma baby sitter. Na França é muito comum! Pode ser um adolescente de confiança da vizinhança, filho de uma amiga ou primo. Faça o bebê dormir antes de sair, peça uma pizza para quem vai cuidar do pequeno e coloque um filme. Com certeza a pessoa vai aceitar e voltar quantas vezes precisar 😉 Sempre é bom ter na agenda um contato que pode ficar de olho no bebê esporadicamente, até para emergências, sendo pago por hora. Se estiver inspirada, aproveite para emendar um cinema a dois.Baby sitter lendo historia
  3. Tempo com as amigas: uma saudade que muitas mulheres sentem quando se tornam mães é de ter tempo para curtir as amigas. Então, sem desculpa para marcar um encontro com elas! Pode ser um bolo na sua casa mesmo (pede para uma delas comprar no caminho!), enquanto o bebê brinca pela sala ou olha um pouco de TV (de vez em nunca não faz mal!). Outra opção é marcar em um café perto de casa, onde dá para ir com o bebê no carrinho. Ele com certeza vai se divertir também, observando tudo ao redor, enquanto você curte aquele papo gostoso!No bar sentada com as amigas
  4. Deixa o baby com o pai: equilibrar tempo para cuidar de si e os cuidados com o bebê é ótimo. Mas e que tal dar uma fugidinha sem filho, sem marido (e sem culpa!)? Conte com o pai e confie! Às vezes é difícil mesmo a gente deixar os pais conquistarem seu espaço e assumirem os cuidados do bebê. Contudo, lembre-se que o pai também é capaz e se não sabe pode aprender (assim como você mesma aprendeu!). Um tempo sozinho com o filho será ótimo, inclusive para a ligação dos dois. Então… coragem e aproveite! Talvez o bebê vai dormir mais tarde do que de costume ou não vai comer tão bem. Isso faz parte e seja flexível! Você não sonha com um pai que investe na paternidade? Então dê chances para isso acontecer!P.S.: Se você ainda amamenta, tire o leite, dê as instruções e vá. E tente não ficar grudada no celular o tempo todo, querendo saber notícias de casa! 😉bebê sozinho com pai
  5. Prazer com o que você gosta de fazer: gosta de ler? Então escolha um livro novo para começar. Pode ser até sobre maternidade, o importante é retomar o hábito! Prefere filmes ou seriados? Prepare a pipoca para curtir depois que o bebê dorme. Fazer tricô, pintar, tocar piano ou apenas jogar Candy Crush… não importa, o tempo é seu! Uma rotina organizada, com o bebê dormindo cedo, vai permitir que você tenha um tempo para você ou para curtir com o marido antes de dormir.
  6. Namorar como se (quase) nada tivesse acontecido: Outra opção pode ser contar com os avós, tios ou padrinhos em alguns fins de semana! Com certeza eles vão curtir ter um tempo a mais com o bebê e você pode aproveitar uma noite sem criança. Arrume tudo que os cuidadores vão precisar, como roupa, fralda, comida, naninha, saco de dormir, leite (se o bebê ainda mamar no peito tire com antecedência). Depois, hora de fugir com o marido para namorar. Que tal uma noite em uma fazenda, um spa ou um restaurante diferente? Vocês vão voltar felizes, com saudade do baby e quem sabe até com vontade de encaminhar um outro 😉

Por mais difícil que possa parecer, cuidar de si depois do nascimento do bebê é uma questão de prioridade. Você precisa se sentir pronta para isso e aos poucos ir encaixando novos hábitos na rotina. Com certeza vai ajudar a deixar a maternidade muito mais leve e prazerosa. Vai ser ótimo para você e para o bebê, que vai ter uma mãe confiante, realizada e feliz!

Um abraço apertado e divirta-se!

Site administrado no Brasil por pequenaweb.com

logo