Se a natureza nos dá o desejo de ser pais e mães, cuidar e entender uma criança, por outro lado, envolve aprendizado constante. Todo o pai ou mãe, de primeira viagem, conhece bem a dificuldade em se adaptar aos períodos de sono do bebê. Crianças dormem de forma diferente dos adultos, em horários diferentes, e a ciência explica o fenômeno.
1- Como funciona o sono do bebê?
Os nossos padrões de sono e vigília, e tudo que regula nossas necessidades básicas é chamado de ciclo circadiano, baseado em 24h, ele que organiza em nós horários de comer, de dormir e outros padrões fisiológicos.
Nisso, o sono é regulado por um hormônio chamado melatonina. Mas a produção do hormônio só inicia após 6-8 semanas de idade, e a produção adequada – ou seja, suficiente para regular o sono – só inicia entre 12 e 16 semanas. Desta forma o relógio biológico do bebê precisa de tempo para ser ajustado. Por isso, nos primeiros meses de vida a criança ainda não entende os ritmos naturais do sono e pode dormir durante o dia e acordar à noite, o que acontece com frequência. Isso também explica a tal dificuldade de criar uma rotina ‘normal de sono’, como nos adultos. Os especialistas dão conta de que os bebês só entendem este ritmo lá pelos 3 meses de idade.
Entretanto, é importante acompanhar a evolução e as mudanças biológicas do seu bebê, praticando uma rotina desde cedo. Quando a melatonina estiver funcional, o bebê já estará preparado para dormir à noite inteira.
2- A importância da rotina
A criança, recém chegada ao mundo, precisa aprender tudo. E se para um adulto a rotina é uma forma de organizar a vida, para os pequenos é garantia de um desenvolvimento saudável, tanto físico quanto emocional, e futuramente um melhor desenvolvimento da aprendizagem. A criança fica mais tranquila quando dorme o suficiente, em horários regulares e tem uma rotina mais previsível.
Pediatra de um hospital referência em saúde infantil em Curitiba, o médico Nilton Kiesel reitera a importância da organização desta rotina, através do chamado ritmo biológico da criança: Regular os horários de sono é fundamental também por outro motivo: a liberação dos hormônios do crescimento ocorre durante o sono, à noite. “Por isso dizemos que a rotina é também fisiologicamente importante”, explica.
Os pais contribuem neste sentido mantendo a iluminação adequada no quarto e estimulando a soneca nas horas mais propícias. Os momentos de ficar acordado, brincar, comer, mamar e naturalmente dormir podem ser organizados, não há motivo para pânico. Observando o comportamento do bebê, é possível saber o que ele precisa. Sono e alimentação são realmente as necessidades primárias de uma criança, além de colo e carinho, é claro!
3- O ritual de dormir e a rotina mista
O ritual do sono do bebê precisa ter uma rotina estabelecida em adequação as necessidades dos pais e das outras crianças da família. Isso por que todos precisam manter suas atividades rotineiras de trabalho, lazer, cuidados com a vida prática. A integração do novo membro da família – que geralmente é foco das atenções de todos – não precisa ser motivo de desgaste, mas sim os pais devem integrar a criança a uma rotina já preestabelecida.
Para isso, vale salientar que é possível criar uma rotina mista, ou seja, que integre as necessidades de cada membro da família e do novo integrante, sem necessidade de stress ou desajustes, mas criando uma nova ‘harmonia saudável’ para todos… Por exemplo, se tiver que pegar o carro durante mais de 1h, em vez de viajar as 17h, que tal viajar as 14h durante a soneca da criança?! Assim, você não deixa de viajar mas se adapta as necessidades do seu bebê!

Truques
Atualmente os pais podem contar com vários truques muito interessantes para melhorar a qualidade do sono do seu filho e facilitar a rotina cotidiana. Vamos reforçar algumas delas, dentro do contexto explicado anteriormente.
- Deixar a luz entrar no quarto na hora da soneca (durante o dia) e manter o quarto escuro à noite; pois é, a melatonina é ativada pelo cérebro quando escurece… Então se deixar escuro no hora da soneca, o cérebro interpreta que é noite, impedindo o estabelecimento do ciclo circadiano!
- Durante o dia manter a criança com roupas de dia, ou seja, com trajes confortáveis, mas não associados à noite. Só durante a noite colocar o pijama, que será então associado ao sono;
- Continuar a viver normalmente durante a soneca da criança, ou seja, não precisa mudar o ritmo da casa, nem evitar os barulhos naturais. O silêncio deve ser reservado à noite.
4- O saco de dormir o truque para manter o rotina durante as viagens!
Crianças pequenas precisam se sentir seguras, e uma viagem tranquila depende sempre de compatibilizar a necessidade de descanso, alimentação e lazer com o bebê. Tudo isso fora do ambiente doméstico, onde a criança geralmente já tem a rotina estabelecida. Para isso os pais contam com um aliado: o turbulette.
Muito tradicional na França, o turbulette é um saco de dormir que, além de garantir a segurança dos pequenos nas horas de sono, aos poucos está tornando a vida dos pais muito mais tranquila, aqui no Brasil, é um verdadeiro aliado dos pais para organizar a rotina de sono do bebê.
O saco de dormir é vestido sempre que a criança é colocada para dormir. Ela naturalmente associa a hora do sono ao saco de dormir, e o produto também reproduz o ambiente quente e gostoso do útero da mãe, restringindo um pouco, mas não impedindo os movimentos naturais do bebê. Pode ser usado, para a soneca, para o sono da noite, na creche, berçário, na casa de parentes ou até no avião.
Uma dica interessante para a mãe – quando levar o bebê para dormir em um ambiente diferente – é dormir sob a ‘’turbulette’’ uma noite antes. Desta forma o material fica com o cheirinho que a criança já conhece, o que a deixa mais segura para uma boa noite de sono.

5- Mudar é preciso!
Há mudanças do padrão de sono que tem relação com a fisiologia. Seja por conta do crescimento dos dentinhos, o desmame, a mudança no padrão de alimentação e o próprio desenvolvimento cerebral e físico também provocam oscilações de sono. Por isso, com frequência os pais vão precisar mudar e ajustar esta rotina – quantas vezes for necessário.
Muitos pais padecem com as mudanças de sonos dos bebês. Quem é pai e mãe sabe muito bem o que é acordar às 3, 4, 5 horas da manhã para acudir uma criança chorando. Mas com paciência, dedicação, adaptação e persistência, é possível facilitar a vida de todos e evitar a fadiga desnecessária.
Como vimos, a criança passa por mudanças incríveis já na primeira infância, este é o período mais importante da vida! Ela não entende muito bem o que acontece à sua vida, precisa aprender tudo, identificar pessoas, emoções, sensações, é muita informação de uma vez só. Neste momento é fundamental o aconchego de uma rotina feliz, carinhosa e sem stress.
A rotina é um ensino fundamental: o dia tem 24h, e o cérebro precisa aprender isso para adaptar o bebê dentro do mundo. E uma etapa do crescimento saudável e fisiológico.

6- 8 dicas de ouro!
- São os pais que estabelecem o ritmo de sono em adequação com as necessidade do bebê! Ajude seu filho a entender isso, mantendo a iluminação adequada e outros rituais favorecendo o estabelecimento do ciclo circadiano!
- Estabelecer rotinas mistas, que são saudáveis tanto para os bebês quanto para os pais. Assim fica mais fácil para todo mundo se ajustar;
- Manter sempre os mesmos horários para soneca e sonos noturno, o que regula a liberação da melatonina e então facilita o sono;
- Garantir que ela tenha um ambiente de sono acolhedor para cada momento do dia, com a temperatura certa, a luz adequada, a roupa adaptada.
- O saco de dormir é um trunfo dos pais e uma segurança para a criança. Associado sempre ao momento do sono, ele é um elemento constante na vida da criança, facilitando o adormecimento e a manutenção da rotina, mesmo quando sai de casa;
- Mudar é preciso! As crianças exigem adaptação constante, por causa de suas necessidades que mudam conforme o crescimento. Para isso é preciso ajustar a rotina para atender isso da melhor maneira possível.
- Peça ajuda! Muitos pais, ansiosos por darem conta de tudo não pedem ajuda dos mais experientes. Há sempre uma receita da avó, ou da tia, que ajuda o bebê a ficar mais tranquilo na hora da cólica, do nascimento dos dentinhos ou de uma crise de choro à noite;
- Pesquise e observe o comportamento do seu filho. Em geral com uma rotina saudável a criança aprende a dormir bem, porém há casos de distúrbios de sono em bebês, que devem ser analisados por especialistas. Se seu filho não dorme bem e você já tentou de tudo, talvez seja a hora de procurar um médico.
Com carinho,
Pauline
Minha filha acorda muito a noite chorando d horas e hora na madrugada não sei mais o que fazer pra ela dormir melhor
Boa noite Célia… Você não me falou se ela tem 5 dias ou 1 ano! Muda muito… se for récem-nascido é completamente normal, ela está em fase de adaptação, muito colo vai melhorar aos poucos… Se ela for mais velha pode ser um salto de desenvolvimento por exemplo… Mas também é importante avaliar com o pediatra que não há nada de fisiologico… Senão entrar em contato com uma consultora de sono para fazer uma avaliação geral das sonecas, horarios…
A minha bebê tem 1 ano e 1 mês. Até o oitavo mês ela dormia super bem.. depois passou a acordar algumas vezes durante a madrugada até de hora em hora.. as vezes só dava tempo colocar no berço e ela já acordava.. muito cansativo. Mas, acredito que era salto do desenvolvimento pq voltou a dormir um pouco melhor, embora ainda acorde durante a madrugada..
Olá! Sim, no 8o mês eles começam a ansiedade da separação… Eles entendem que o mundo é vasto e que a mãe pode ir embora longe deles… Cria uma ansiedade quando a mãe se separa! Na hora do sono fica difícil dormir… E a noite costuma acordar mais!
Minha filha completou 5 meses ontem e de quando nasceu até completar 4 meses ela dormia a noite toda aí quando fez 4 meses ela começou a acordar às 5, depois as 4 depois as 3 depois as 2 e agora ela simplesmente não dorme mais, coloco ela no berço 00:00 quando da 1 da manhã ela acorda e não dorme mais se não for na minha cama pendurada no meu peito. Eu já tentei dar até mamadeira com Nam mas ela recusou. Já não sei mais o que fazer.
Bom dia! Entendo sua frustração depois de um inicio tão encantador… Infelizmente o salto dos 4 meses costuma mudar o sono e muito! Uma coisa me interpelou na sua mensagem. Você coloca ela para dormir as 0h? Não seria muito tarde? Nessa idade não é bom colocar para dormir a noite depois das 20h/20h30, pois muitos hormônios de crescimento são liberados entre esse horário e 22h, se não colocar para dormir depois esses hormônios não são produzidos. Sem contar que para o ciclo circadiano colocar a criança para dormir quando escurecer fora fica bem melhor! Tenta isso talvez?
Meu bebê vai fazer cinco meses e ele até hoje não dormiu uma noite inteira ou mais que duas horas. Durante a noite acorda a cada uma hora ou duas em noites boas já chegou a acorda de meia em meia hora. Faço a rotina do sono com ele desde que chegamos em casa. Eu tenho que acordar e nina ele de novo até voltar a dormir, muitas vezes só dou o peito e ele dorme de novo.
Nas sonecas do dia deixo o quarto iluminando com a luz que entra pela janela ele dorme mais se saiu de perto já acorda, o sono dele é muito agitado.
Olá Mariana! Tudo bem? Imagino seu cansaço e desespero, a falta de sono é muito difícil e culpabilizante! Devido a situação descrita acredito que seria melhor você procurar uma assistencia maior! Você conhece a Denise Gurgel? Pode procurar no Instagram ela é muito boa e vai te ajudar muito a entender aonde está o problema e resolver ele para que as coisas sejam mais faceis para todos! Boa sorte!
Bom dia.
Aqui em Brasnorte MT, é muito calor, eu temo que o saco de dormir fique com mais calor ainda.
Neste caso, deixa seu bebê de fralda ou no máximo com uma camisetinha e só!