Uma dúvida frequente quando a gente é mãe é como vestir o bebê para dormir. Será que coloco um casaquinho a mais? Ou devo tirar uma peça para que meu pequeno fique mais confortável?
1- O sistema de termorregulação corporal dos bebês
A termorregulação é a capacidade de equilíbrio entre a produção e a perda de calor. Os bebês possuem um sistema de termorregulação imaturo e isso significa que eles não conseguem esfriar o corpo quando estão aquecidos demais ou, o contrário, se esquentarem quando estão com pouca roupa. Por isso, os pequenos são sensíveis à variações de temperatura, o que exige uma atenção especial dos pais, especialmente nos primeiros meses.
Vestindo o bebê de maneira adequada, os pais conseguem evitar tanto o risco de hipertermia (quando a temperatura corporal do bebê sobe muito) quanto de hipotermia (quando a temperatura baixa demais). Para o conforto e segurança do bebê, o objetivo então é de encontrar um equilíbrio entre a temperatura ambiente e a quantidade de roupa que a criança veste.
De tal modo, vestir o bebê de forma adequada na hora de dormir contribui qualitativamente com o sono, lembrando que descansar é essencial para o desenvolvimento infantil, uma vez que é durante o sono profundo o hormônio de crescimento é liberado, entre outros.

Isso acaba interferindo de maneira positiva na rotina de toda a família, pois dormir bem, também é fundamental para os pais, que com certeza estando descansados vão ter mais energia e disposição para cuidar dos filhos.
Por isso, na Joli Môme, queremos ajudar com dicas que podem facilitar a tarefa.
2 – Como vestir o seu bebê conforme a temperatura no quarto?
O que deve ser levado em consideração na hora de vestir o bebê para dormir? Antes de mais nada, a temperatura do quarto! Ouvimos muito falar que uma temperatura ambiente ideal é entre 18 e 20º C. No entanto, tal referência é mais adequada ao clima dos países da Europa. No Brasil, é desejável ter uma temperatura no quarto perto de 20º no inverno e cerca de 24º no verão.
A sugestão ao vestir o bebê para dormir é que você o vista em camadas, ou seja, com peças que vão se sobrepondo. Assim, fica bem mais fácil colocar ou tirar itens conforme a variação da temperatura. Para escolher a melhor combinação conforme o clima, é possível mexer tanto na qualidade da roupa (mais leve ou grossa, como algodão ou lã) quanto na quantidade (adicionando ou subtraindo camadas).
Para verificar se o bebê está com frio ou calor, a dica é sentir a temperatura no pescoço e não na mão, como é comum acontecer. Isso porque as extremidade costumam ser mais geladas. Observe que o pescoço não deve estar frio, nem suado. Com o tempo os pais conseguem perceber preferências e particularidades em relação ao seu filho e a temperatura, o que vai dar mais segurança na hora de vesti-lo.
Confira alguns exemplos de como vestir o seu bebê para dormir:
Agora que você já sabe como escolher as roupas dos pequenos para dormir conforme a variação de temperatura, veja alguns macetes que podem ajudar.
3 – Algumas dicas
Algumas outras dicas podem ajudar a garantir uma boa noite de sono para os pequenos. Confira:
- Evite cobertas e mantas, pois a criança pode se descobrir ao se mexer e acordar com frio, precisando dos pais para cobri-la e voltar a dormir.
- A solução é optar pelo saco de dormir, que mantém os pequenos protegidos, impedindo variações de temperatura. A turbulette, nome francês para esse item do enxoval, ajuda os pais a controlar a temperatura do bebê, garantindo que o mesmo fique constantemente coberto e aquecido na medida certa. Para comprar clique aqui.
- Evite protetores de berço, pois eles impedem a circulação de ar no berço e favorecem o acúmulo de micróbios.
- Prefira roupas fáceis de vestir, para facilitar trocas de fralda durante a madrugada.
- O mais indicado também são peças 100% algodão, pois elas permitem que a pele respire, ao contrário do plush, por exemplo, que pode deixar a criança suada.
Fundamental lembrar que não se deve cobrir a cabeça ou mãos da criança com acessórios, como toucas ou luvas, se não estiver muito frio. Isso porque a termorregulação corporal é feita principalmente pela cabeça e pelas mãos. Assim, os acessórios podem impedir a criança de se resfriar naturalmente, levando ao quadro de hipertermia.
Com o tempo, vestir o seu bebê para dormir não será mais um problema. Pelo contrário, a troca da criança pode ser um momento de reforço de vínculo e vir a fazer parte da rotina de sono, também importante para garantir noites tranquilas para toda família.
Bonne nuit à tous! 🙂
Oi boa noite. Minha bebê tem 5 meses e dorme de bruços. Ainda tenho dúvidas sobre a roupa certa. Tenho medo dela passar calor ou frio. Aqui dormimos no ar condicionado, temperatura varia dos 19 ou 20 graus. Coloco uma blusa por baixo+ pijama ou body por baixo e pijama ou body manga longa e calça todos com meia. Minha dúvida é se ainda sim eu uso uma mantinha ou não precisa cobrir? Agradeço desde ja
Olá! Você conhece os sacos de dormir da Joli Môme? Eles estão justamente feito para isso… Você pode vestir seu bebê com o saco de dormir por cima das roupas e por exemplo deixar o ziper aberto no inicio da noite… Quando você for deitar você fecha o ziper e seu beb^vai ficar coberto a noite inteira! Dá uma olhadinha acredito que você vai gostar e vai te ajudar muito!!