Seu bebê acorda muitas vezes? Só dorme mamando ou sendo embalado? Você sente que já tentou de tudo para melhorar o sono da família, mas não adiantou? Calma! A privação de sono realmente é estressante e leva os pais rapidamente à exaustão. No entanto, saiba que a ajuda de uma consultoria de sono pode ser a solução dos problemas noturnos na sua casa. Com o acompanhamento de uma consultora, você terá todo suporte para alinhar a rotina e identificar o que pode estar prejudicando o sono do seu bebê. A partir da orientação da profissional, você se sentirá mais segura e tranquila, sabendo se a sua situação é normal ou não, e em breve se for possível terá noites revigorantes de volta.

Consultoria de sono: o que é

A consultoria de sono tem como objetivo ajudar os pais a ensinar o bebê a dormir. Afinal, o sono é uma aprendizagem, assim como sentar, engatinhar e andar. Por isso, algumas crianças podem demorar um pouco mais, o que prejudica a qualidade das sonecas e do sono noturno, resultando em choro, associações de sono, entre outras situações que prejudicam o descanso de toda a família (confira também 7 dicas da Joli Môme para ajudar o seu bebê a dormir!).

Como a falta de um sono de qualidade deixa o pai e a mãe exaustos e impacientes, a situação pode virar uma bola de neve. Isso porque pais cansados não terão a mesma atenção para perceber o que pode estar atrapalhando o sono do bebê, gerando angústia. A criança sente a aflição dos pais e vai ter ainda mais dificuldade para relaxar e dormir bem. Parece um ciclo sem fim, não é mesmo?

Bebe não quer dormir

Por isso, a consultoria de sono surge como uma solução para a família. O olhar atento, delicado e preparado de uma consultora vai permitir que a profissional possa identificar pontos na rotina que podem ser melhorados. Além disso, a orientação permite que os pais sintam um suporte emocional importante, que dará confiança no trabalho de acompanhamento do sono.

O trabalho acontece a partir de uma análise do sono do bebê, feita pela consultora em contato com a família. A partir disso, será montado um Plano de Sono, com informações para os pais conduzirem a aprendizagem de sono com a criança.

Importante destacar que a consultoria leva em consideração o estilo de vida e as escolhas da família. O objetivo não é apontar erros, mas chegar em soluções eficientes, com muito amor e cuidado para o seu pequeno. Tal acompanhamento pode ser presencial, em consultório ou até via Skype. Seja da onde você for no Brasil, você pode ter ajuda de um profissional!

Será que eu preciso de uma consultoria de sono?

Uma consultora em sono infantil pode ajudar a resolver as mais diversas dificuldades quando o assunto é a hora de dormir. O trabalho funciona para:

  • Crianças de 0 a 5 anos;
  • Bebês com dificuldade de tirar sonecas durante o dia;
  • Pequenos que acordam muitas vezes a cada noite;
  • Crianças com associações de sono (só dormir mamando ou no colo, sendo embalada, entre outras).

A consultoria também pode ajudar em momentos específicos que acabam refletindo no sono infantil, como mudança de casa, chegada do irmãozinho, transição entre o quarto dos pais e o próprio quarto, separação dos pais, entre as mais diversas situações.

Sono durante as mudanças

Quando procurar o suporte da consultora de sono?

Quanto mais cedo os pais conseguirem conduzir uma aprendizagem de sono, melhor será. Isso porque a família não chegará em um ponto limite de exaustão e a criança vai se adaptar mais facilmente com as novas sugestões para a rotina e ritual de sono (veja também 5 perguntas frequentes sobre o sono do bebê).

Então, a procura pela consultora de sono não precisa ser necessariamente a última opção, depois de esgotar todas as possibilidades. Alguns pais adiam a decisão da consultoria, acreditando que pode ser só uma fase ou algum fator externo que esteja refletindo no sono dos filhos.

Também existe uma certa resistência em relação a consultoria por acreditar que ela é sinônimo de deixar o bebê chorando. Nada disso! O acompanhamento levará em consideração o bem estar do bebê e como a família se sente segura na condução do processo.

Deve-se entender que a consultora será uma parceira dos pais, entendendo seus hábitos e as particularidades de cada criança. Por isso, a consultoria não precisa ser a última alternativa da família. Dormir bem deve ser uma prioridade e é totalmente normal enfrentar dificuldades, ainda mais no primeiro ano de vida do bebê.

associações de sono

Dica de consultoria de sono

Se você ficou interessada no trabalho da consultora de sono, vai gostar de conhecer o trabalho da Denise Gurgel, indicação especial da Joli Môme 🙂

Ela atua desde 2011 na área e é formada pelo International Maternity and Parenting Institute (IMPI), da Califórnia/EUA. Você pode saber mais sobre o trabalho através do site ou do email contato@cursoshantala.com.br.

Afinal, dormir bem é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Além disso, é decisivo para o humor e energia dos pais, que precisam estar bem para cuidar dos filhos com toda atenção e amor! Então, vale a pena se dedicar para noites tranquilas para toda família.

E você, conta sua experiência…

Abraço,

Pauline

 

 

 

Site administrado no Brasil por pequenaweb.com

logo