Ano novo e aquela vontade de acertar a rotina e mudar tudo para melhor. Em janeiro é normal a gente se pegar pensando no que poderia fazer diferente na nossa vida, com metas a curto, médio e longo prazo.

E se ter mais tempo para o casal é um dos seus objetivos para 2017, saiba que é possível. Ah, mas eu tenho um bebê em casa! Não tem problema. Mesmo com filhos pequenos é possível reorganizar a rotina e achar um espaço para curtir a dois, o que é fundamental e pode contribuir muito na relação.

Tempo para o casal? No início vai ser difícil mesmo

Quando os filhos nascem geralmente as mães passam por uma fase inicial de entrega total. A relação e o vínculo entre mãe e bebê é muito forte e um recém-nascido demanda muita atenção. Leva um tempo até os pais se acostumarem com as trocas de fralda, as mamadas, o despertar noturno e as visitas que querem conhecer o pequeno nos primeiros meses. É muita mudança em pouco tempo e por mais que o casal tente se preparar, parece que nunca é suficiente.

Se é o primeiro filho, tudo é novidade e são muitas informações para a família absorver. Se o casal já tem outra criança, a chegada de um bebê pode exigir um olhar especial também para o irmão ou irmã, para receber o novo membro com tranquilidade e sem ciúmes. Algumas crianças chegam a regredir no sono, desfralde ou em outros aspectos da rotina diante do nascimento de um bebê na família.

Então, é normal que nos primeiros meses do bebê o olhar se volte para a criança e a família como um todo. Não sobra muito tempo para o casal, seja para curtir a dois em casa ou para saídas sem filhos.

No entanto, conforme o bebê vai crescendo, já é possível organizar a rotina para que os pais também tenham os seus momentos de sossego. Isso vai contribuir na autoestima, no fortalecimento da relação e, com certeza, vai acabar refletindo na energia da família de modo geral. Afinal, pais felizes e realizados individualmente e como casal vão ter mais disposição e sintonia para acompanhar o desenvolvimento dos filhos.

Lembro que quando fizemos o curso de noivado, nosso casal de referência nos explicou a importância para os filhos de ver seus pais juntos e felizes. Afinal, somos a fonte da existência deles, o ponto de partida, a raiz da família.

Como a rotina pode ajudar

A rotina de sono do seu bebê pode ser a chave para preservar um tempo para o casal. Isso porque ela vai ajudar o bebê a ter um horário certo para dormir e vai permitir que a partir daí os pais se organizem com a sua própria programação no fim da noite.

Se você colocar o seu filho em um ambiente calmo e pronto para dormir no mesmo horário como, por exemplo, às 20h, o cérebro vai sempre liberar o hormônio do sono na mesma hora. Assim, o bebê vai ter uma rotina fisiológica muito forte e que vai ajudar! No entanto, se acontecer o contrário e a criança for dormir cada dia em um horário diferente, o cérebro não consegue regular a liberação desse hormônio, privando a criança de uma ajuda natural poderosa.

Vale lembrar que bebês cansados ficam irritados e choram mais. Isso pode dificultar na hora de colocá-los na cama, pois o cansaço faz com que o corpo produza o cortisol, hormônio do estresse e que faz com que o corpo lute contra a fadiga, fazendo com que a criança brigue ainda mais para dormir. Por isso, a estratégia de cansar mais a criança na esperança que ela durma melhor geralmente não funciona.

Perceba também que o hormônio do crescimento é liberado principalmente durante o sono profundo e que o sistema imunológico funciona bem melhor quando o corpo está descansado. Por isso, a falta de sono ou um sono sem qualidade pode prejudicar o funcionamento do corpo da criança de modo geral.

Tais fatores destacam a importância da rotina de sono. Dormir cedo e relaxar, sempre na mesma hora, é importante para as crianças e para a família como um todo. Menos estresse para levar a criança para a cama, menos choro e mais carinho! Assim os pais, menos cansados, podem ter um tempo para o casal e, posteriormente, descansar bem para recuperar a energia para o dia seguinte com as crianças.

Rotina de sono

A rotina de sono exige segurança e consistência. É importante o bebê saber o que vai acontecer a seguir e que os mesmos passos sejam repetidos diariamente, para ele se acostumar e responder de forma positiva ao ritual criado para hora de dormir.

Para montar o ritual de sono, confira alguns passos que podem ir sinalizando para a criança que é hora de dormir:

  • Banho
  • Massagem relaxante
  • Troca de roupa e uso do seu saco de dormir preferido! Claro 😉
  • Leitura de um livro ou ouvir uma música tranquila

O importante é repetir os mesmos passos, na mesma ordem e no mesmo horário, todas as noites. A rotina deve ser efetuada com muito carinho e atenção e começar por volta das 19h. Isso porque a melatonina (hormônio do sono) começa a ser liberada no corpo entre 18h e 19h, tendo seu pico entre 20h e 21h. Então, colocar a criança para dormir até 20h pode facilitar o processo.

Hora do casal… finalmente!

Pronto! Com o bebê dormindo cedo, os pais podem curtir a dois o fim da noite… Que tal pedir uma comida, olhar um filme ou ligar as velas? Como na Joli Môme queremos que vocês estejam em harmonia, confira outras atividades que podem valorizar o tempo para o casal:

  • Na cozinha a dois: aproveitem para cozinhar juntos, enquanto conversam e escutam uma música. Um vinho pode ser uma boa pedida para acompanhar. Na hora de arrumar a mesa, não esqueçam dos detalhes, como velas. Elas podem dar um clima e aroma especial ao jantar.
  • Cinema em casa: se estiverem cansados, troquem a cozinha por uma tele-entrega ou pipoca no sofá. Escolham um filme ou seriado e aproveitem a noite a dois.
  • Massagem: com certeza uma massagem vai cair muito bem depois de passar o dia com o bebê de um lado para o outro no colo. A dica especial é usar óleos para explorar o toque e o olfato.
  • Brincadeira sensual: o momento também pode inspirar uma brincadeira sensual. Afinal, além de pais vocês são homem e mulher e redescobrir o prazer a dois depois dos filhos exige uma atenção especial.

Gostou das ideias? Então, hora de aproveitar a empolgação de início de ano para organizar a rotina de sono do bebê. Isso vai refletir em uma maternidade e paternidade com mais leveza e cumplicidade. Bora aproveitar o casal!

Site administrado no Brasil por pequenaweb.com

logo