O saco de dormir é um item essencial no enxoval do bebê, tanto que no enxoval francês e de outros países da Europa aparece no topo da lista. Isso porque ele vai contribuir com o sono da criança, deixando-a confortável para descansar e segura no berço. E justamente por ser um produto tão importante e que vai fazer parte da rotina diária dos pequenos, é importante ter atenção na hora de escolher o saco de dormir infantil.

 

Por mais fofo que o modelo de “turbulette” seja, deve-se observar uma série de questões em relação à produção do saco de dormir que vão além da estética. Segurança, por exemplo, é um dos tópicos que precisa ser considerado. Confira as dicas da Joli Môme para acertar na sua escolha e se apaixonar pelo saco de dormir (tanto quanto o seu bebê!).

 

Para começar: se você é das pessoas que ainda não sabe se vale a pena usar turbulette

 

Confira alguns motivos para apostar na turbulette para fazer parte da noite do filhote!

  • 1 – É seguro: a recomendação em relação ao sono das crianças é dormir de barriga para cima e sem objetos no berço que podem atrapalhar a respiração, como cobertas, travesseiros, bichinhos de pelúcia ou brinquedos. Isso para evitar a Síndrome da Morte Súbita do Lactente, conhecida popularmente como “morte do berço”, que ocorre quando algum objeto tampa o rosto do bebê e resulta em asfixia. Com o saco de dormir isso não acontece, pois ele é projetado para permitir que o bebê seja coberto, ao mesmo tempo em que deixa o rosto livre para a respiração.
berço seguro vs berço não seguro para bebê

O berço seguro é composto somente por um colchão firme e adaptado ao berço! Berços com protetores nas laterais, travesseiro e cobertores não são seguros para os pequenos.

  • 2 – Contribui com o ritual de sono do bebê: o ritual de sono é uma sequência de ações que repetidas todos os dias, na mesma ordem e por volta do mesmo horário, vai fazer com que o bebê relaxe e se prepare para o sono. Isso dá segurança para a criança, por ela se sentir familiarizada com o que acontecerá a seguir na sua rotina. Entre os passos para o ritual de sono, colocar o pijama e o saco de dormir do seu bebê vai reforçar o momento de sono, contribuindo para uma noite tranquila de descanso.

Olha que interessante: muitos pais de Joli Môme nos contam exatamente isso! Eles vestem o saco de dormir e o bebê já começa a chupar o dedo ou ficar mais calminho! Muitos pais inclusive relatam que o pequeno começou a dormir a noite inteira por conta do saco de dormir!

 

  • 3 – É um objeto familiar em viagens ou alterações de rotina: as crianças são sensíveis diante de qualquer mudança na rotina, ainda mais quando isso envolve o sono ou a alimentação. Com o saco de dormir, o bebê vai ter um objeto familiar com a referência do cheirinho do berço e de casa. Isso vai deixá-lo mais tranquilo para a hora de dormir.

Dica da Pauline 🙂 Antes de uma viagem, coloque o saco de dormir do seu bebê no seu travesseiro por uma noite. Ele vai pegar o seu cheiro e isso ajuda muito a criança a adormecer em um lugar diferente!

 

  • 4 – Deixa o bebê aquecido na medida certa: a turbulette é conforto para o sono do seu bebê. Isso porque vai deixar o pequeno aquecido na medida certa, sem que você tenha que levantar várias vezes para verificar se ele continua coberto. Combine o modelo de saco de dormir + a roupa adequada e pronto, você terá uma criança prontinha para uma noite dos sonhos!

Saco de dormir para menina

 

Agora que você sabe a importância de ter uma turbulette para o seu bebê, veja quais são os pontos que deve comparar para o saco de dormir perfeito 🙂

 

  • 1 – O modelo é seguro?

Quando falamos em saco de dormir, não podemos confundir a “turbulette”, nome francês, com modelos com capuz, swaddle, acolchoados, ou outros que podem inclusive serem perigosos para o sono do bebê. O modelo ideal para o sono possui um corte com alça que considera o corpo do bebê e deixa a cabeça livre e sem nenhum tecido que possa atrapalhar a respiração.

os diferentes sacos de dormir

Os 4 modelos da esquerda não são bons exemplos de saco de dormir para bebê pelos seus formatos. Eles podem representar perigo de hipertermia, sufocamento ou problema no desenvolvimento fisiológico da criança. Já o saco de dormir da direita tem o encaixe perfeito no bebê, deixando os movimentos livres e por ter alças impede que o rosto fique coberto.

 

  • 2 – O tamanho é adequado ao seu bebê?

Na hora de comprar, verifique as opções de tamanho e procure uma turbulette adequada a idade/tamanho do seu bebê . Um saco de dormir grande demais não é seguro para o sono dos pequenos (veja foto abaixo). Assim, idealmente, o primeiro tamanho deve atender de recém-nascidos até 6 meses no máximo. É possível encontrar opções de RN até 3 meses e 3 – 6 meses, mas aí vai da preferência dos pais e do bolso, pois serão modelos usados por menos tempo. Um saco de dormir pequeno vai deixar a criança desconfortável, sem espaço para esticar as pernas ou com as alças apertadas. Então, é importante observar o crescimento e no momento certo fazer a transição para um modelo maior.

Bebê com saco de dormir não adaptado versus tamanho correto

O tamanho do saco de dormir deve ser adequado ao bebê! Um saco de dormir grande demais pode cobrir a cabeça da criança.

 

Nota : Perceba que os tamanhos em meses são orientações gerais de idade, pois o desenvolvimento infantil não necessariamente acompanha tais padrões. Por isso você deve prestar atenção ao tamanho indicado em centímetros. A norma para um saco de dormir até 6 meses é de servir até o bebê medir 70 cm, até 24 meses 90 cm e até 3 anos e meio 110 cm.

dois tamanho de saco de dormir

Considerando isso, se o seu bebê medir 70 cm aos 5 meses você já pode comprar o tamanho superior, de 6 – 24 meses, por exemplo. Ao contrário, se o bebê medir 60 cm aos 6 meses melhor aguardar um pouco para passar ao tamanho superior. Em resumo, leve em consideração a idade, mas também o tamanho do seu bebê.

Outra dica: no mercado você pode encontrar tamanhos 6 – 12 meses, 12 – 24 meses e também opções de modelos 6 – 24 meses evolutivos, que são ajustáveis conforme a criança for crescendo. Mais uma solução para aliviar o bolso!

Modelos 6-24 meses evolutivos

Modelos 6-24 meses evolutivos

 

  • 3 – A temporada segundo a temperatura do quarto

Nas variações dos sacos de dormir você vai encontrar modelos de inverno e de verão. Em outros países é possível escolher ainda sacos de dormir conforme uma medida de resistência térmica chamada TOG. Tal medida vai ajudar a escolher o saco de dormir em função da temperatura do quarto. Um TOG baixo (0,5 por exemplo) vai definir uma turbulette mais fina e leve. Já um TOG alto (como 3) vai determinar um saco de dormir grosso e quente.

No caso da Joli Môme, os sacos de verão tem um TOG aproximado de 0,5 e as turbulettes de inverno um TOG aproximado de 2. Em outras palavras, o saco de dormir de verão corresponde a um lençol e o saco de dormir de inverno a um cobertor!

tabela de temperatura para vestir o bebê a noite

A temporada do ano e o uso de calefação ou ar condicionado no quarto do bebê vão influenciar a escolha da turbulette. Para ajudar, na Joli Môme fizemos um artigo especial para você saber qual modelo de turbulette e que roupa usar em função da temperatura do quarto. Você pode acessar o artigo aqui!

Para casas muito frias (abaixo de 18°C) pode ser comprado um saco de dormir com mangas.

saco de dormir com manga

  • 4 – Os materiais que respeitam a pele do bebê

Você pode encontrar modelos de sacos de dormir em diferentes materiais. No entanto, as fibras naturais, como algodão e linho, são mais confortáveis e deixam a pele respirar, sendo mais delicadas para a pele do bebê. Também minimizam a chance a alergias ou irritações na pele.

Ao contrário, os materiais sintéticos como soft ou microsoft não deixam a pele respirar e vão deixar o bebê suado. Isso pode resultar em irritações e até assaduras, principalmente nas dobrinhas. O mesmo vale para tecidos compostos por um misto de matérias naturais e sintéticas, como o plush, por exemplo.

 

  • 5 – Os acabamentos que facilitam a sua vida

É importante que o saco de dormir não tenha detalhes que podem machucar o bebê, como rendas, babados, cordão ou aplicações que possam inclusive cair e serem engolidas pela criança no berço. Justamente para evitar isso, botões convencionais devem ser evitados. A melhor opção é o botão de pressão, por ser mais seguro e também mais prático na hora de fechar.

O zíper deve ter, de preferência, um acabamento interno que o proteja de contato direto com a pele do bebê. Também deve ser de boa qualidade, para que não abra sozinho ou se danifique com o tempo e uso. Ele deve ser encontrado na lateral, para não incomodar a criança e não ficar ao alcance de mãozinhas curiosas! O zíper deve ter ainda abertura integral, para que você possa deitar o bebê facilmente quando ele estiver dormindo, sem precisar mexer muito na criança, correndo o risco de acordá-la! Os modelos que se vestem como casaco, sem abertura em alças, podem ter esse defeito na hora de vestir, por exemplo! Enfim, pense sempre na praticidade na hora de colocar, trocar fralda ou amamentar.

saco de dormir com ziper lateral integral e saco de dormir com ziper central

Zíper lateral vs Zíper central

Dica extra! Tenha pelo menos dois sacos de dormir para a criança, para revezar o uso e poder manter a rotina de lavagens sem que isso afete o sono.

Sem mais dúvidas? Com as informações da Joli Môme você terá condições de analisar as opções de saco de dormir disponíveis e escolher o modelo mais adequado e seguro para o seu bebê.

Ainda ficou alguma dúvida? Então escreve para gente que podemos ajudar na hora de escolher o saco de dormir 🙂

Site administrado no Brasil por pequenaweb.com

logo