O chá de bebê é um momento muito especial durante a gravidez. É hora de celebrar a expectativa para o nascimento do pequeno ser que promete transformar muitas vidas ao seu redor, especialmente dos futuros pais. Para a grávida, pode ser também uma oportunidade de aproveitar e conversar com a família e as amigas, além de ajudar a aliviar um pouco a ansiedade pelo parto. Pensando nisso, a Joli Môme apresenta um pequeno manual do chá de bebê 🙂 Uma série de dicas para a futura mãe e convidadas, abordando aspectos desde a organização até sugestões de presentes e interações.

Organização: hora dos preparativos!

Organizar um chá de bebê não precisa ser algo chato ou cansativo. A dica é simplificar e tornar os preparativos divertidos desde o início! Chame a sua mãe, irmã ou uma amiga próxima para ajudar com os detalhes. O sétimo ou oitavo mês é um bom momento para marcar o evento, pois você ainda tem disposição (a fase final da gravidez pode ser um pouco mais cansativa!) e, ao mesmo tempo, a ansiedade já está alta.

Comece os preparativos com a escolha do tema. Pode ser algo relacionado com a temática do quarto do bebê, como dinossauro, unicórnio, nuvens, etc, ou uma opção mais simples, pautada por uma cor, por exemplo.

Depois, hora de pensar em algumas questões práticas, como local do evento (seja na sua casa, no salão de festas do condomínio ou em outro espaço), na lista de convidados e no convite. Se tiver dificuldade para encontrar pessoalmente algumas pessoas para convidá-las, um convite virtual ou via WhatsApp é a solução. Uma ideia pode ser mandar junto uma foto sua grávida ou até uma imagem com o ultrassom do bebê. Nesse link preparamos muitas inspirações para você! Confira!

Convite chá de bebê

Decoração e comidinhas

Se a ideia for facilitar, conte com alguém para cuidar da decoração ou ajudar nos DIY. Hoje em dia, as lojas vendem muitas coisas prontas (e super fofas!). Para quem estiver em São Paulo, a rua 25 de Março é uma verdadeira caverna do Ali Babá! Se preferir algo mais simples ou com um toque de “feito em casa”, uma boa sugestão também é apostar em flores. Elas dão cor e alegria, além de serem super charmosas!

Mesa com flores

Toalhas estampadas também podem ajudar a compor a decoração, em harmonia com a temática da festa. Para mesa principal, aposte em bandeirinhas de papel ou tecido ou, ainda, pompons de papel de seda. Depois, não esqueça de aproveitar o espaço para tirar algumas (muitas!) fotos para registrar a barriga e o momento tão especial!

Mesa para chá de bebê

No dia do evento, tente deixar tudo organizado no local o mais cedo possível. Assim, você consegue descansar um pouco e ter tempo de se arrumar com calma. Se faltar algum detalhe, conte com alguém para ajudar ou receber algum fornecedor em cima da hora. Assim você evita correria de última hora!

No dia do evento, tente deixar tudo organizado no local o mais cedo possível. Assim, você consegue descansar um pouco e ter tempo de se arrumar com calma. Se faltar algum detalhe, conte com alguém para ajudar ou receber algum fornecedor em cima da hora. Assim você evita correria na véspera (“no dia do evento” e “véspera da comemoração” são contraditório) da comemoração.

Para comer, escolha algo prático e que você goste! Uma dica é investir em finger foods, que são fáceis de servir independente do espaço que você tem disponível para o evento. Cupcakes decorados no tema do chá de bebê ou bolachinhas personalizadas são uma graça e costumam fazer sucesso, compondo, inclusive, a decoração.

Biscoito para chá de bebê

Animação

As brincadeiras são tradicionais no chá de bebê e uma oportunidade a mais para interagir com as convidadas. Confira algumas ideias:

–    Compre bodies brancos de todos os tamanhos e canetas atóxicas especiais para tecido. Peça para cada convidada personalizar um body de mesaniversário com um número e desenho. Depois que o bebê nascer, compartilhe as fotos dele usando as roupinhas decoradas pelas suas amigas e familiares. Com certeza elas ficaram felizes por fazer parte de um momento tão especial!

Body mesaversario
–    Coloque um rolo de papel higiênico na entrada do chá de bebê, sem explicar o motivo. Peça para cada pessoa que chegar pegar quantas folhas quiser e, mais tarde, faça com que todas contem as suas folhas. Para cada folha, a pessoa deve contar uma história, como uma lembrança da infância, um conselho de mãe, uma aventura inesquecível com o filho, etc.
–    Peça para cada convidada levar para o chá de bebê uma foto de quando era criança, em um envelope. Durante a festa, faça uma brincadeira de adivinhar quem é quem, dando presentinhos para quem conseguir acertar.
–    Faça uma cápsula do futuro com mensagens para o bebê. Distribua canetas e bilhetinhos para cada pessoa presente escrever um pequeno desejo, que será guardado para a criança receber quando for maior. Os desejos também podem virar um quadro ou varalzinho para decorar o quarto como uma bela recordação!

Bandeira de mensagem

Presentes

comum as convidadas perguntarem o que podem oferecer para a futura mãe. Algumas grávidas sugerem fraldas e, nesse caso, você pode surpreender com um pequeno mimo a mais, como um body com uma estampa de algo que os pais gostam. Caso a gestante não dê nenhuma indicação, confira algumas ideias para mãe & bebê:

1 – Para o bebê: uma Sophie la Girafe, a famosa girafinha com sotaque francês, é um presente especial e que com certeza o bebê vai aproveitar muito conforme for crescendo! Outra dica original e útil é um saco de dormir, que não só vai garantir um sono seguro, mas também pode resultar em noites confortáveis e mais tranquilas para toda família. Tem presente melhor? Aposto que a futura mãe vai agradecer muito por isso em breve!

Presente para chá de bebê

Se você é mãe, aproveite a sua experiência e dê algo que amou usar quando tinha filhos pequenos, como um sling, por exemplo, ou um livro de maternidade que foi útil. Uma outra sugestão que sempre faz sucesso é um presente personalizado, como uma peça de enxoval com o nome do bebê.

2 – Para a mãe: quem é mãe sabe como pode ser difícil cuidar de si nos primeiros meses com bebê em casa até que a rotina se estabeleça. Por isso, um presente individual para a futura mãe pode ser muito delicado e carinhoso, como produtos de beleza especiais para cuidar da pele ou cabelo, uma bolsa de maternidade com muito estilo, como as da Raquel Manzatti, um ensaio fotográfico ou uma assinatura para entrega de flores (quem não ama a casa florida e colorida?).

Quer fazer algo diferente? Então aproveite o chá de bebê para envolver as outras convidadas com vale-presentes criativos, como um vale-cinema com babysitting, uma tarde cozinhando para ajudar a mãe, uma manhã de beleza a domicílio com você dando uma atenção para o bebê, uma entrega de jantar especial com vinho para os futuros pais enquanto o bebê dorme.

Lembre-se que o chá de bebê não precisa ser complexo, ter excesso de decoração, convidados ou comida. O fundamental é ser um momento especial com pessoas próximas e queridas, para compartilhar a alegria pela chegada de uma nova vida, que já é muito amada e desejada 🙂

Conte a sua experiência, quais foram a ideias original do seu chá de bebê?

Um abraço,

Pauline

Site administrado no Brasil por pequenaweb.com

logo