Tem quem goste, tem quem prefira fugir para bem longe. O carnaval não é unanimidade entre os pais, mas temos que concordar que toda criança gosta de pular, dançar, se fantasiar e batucar no ritmo da folia. Afinal, o carnaval representa alegria e brincar para os pequenos, então, não tem coisa mais gostosa! E para curtir o carnaval com crianças, não precisa ser no meio do tumulto. Muito pelo contrário! Você pode fazer o seu próprio carnaval, seja em casa, na praia ou no campo. Por isso, confira dicas para curtir com seu filho.

1 – Fantasia

Item indispensável! Os bebês ficam super fofos e os maiorzinhos adoram entrar no mundo da imaginação. No entanto, atenção na hora de escolher a fantasia do filhote! É importante optar por um tecido leve e arejado, como o algodão. Evite peças apertadas e muitos adereços, para não incomodar a criança. Confira outras dicas:

Fantasia de melancia

 

  •  Melhor evitar acessórios como espadas, lanças e objetos pontiagudos.
  • Capas devem ficar na altura da cintura dos pequenos, para que a criança não tropece ou se enrole na hora de brincar.
  • Confira se todos os itens da fantasia estão bem presos, como botões, laços e detalhes. Algo solto pode acabar indo para a boca do pequeno.
  • A pintura no rosto pode render uma brincadeira divertida e ficar super fofa! No entanto, é indicada a partir de 2 anos e muito cuidado na escolha da tinta! Prefira pintura antialérgica indicada para crianças. Confira algumas inspirações de pintura facial.

maquilagem infantis

  • Para spray no cabelo vale a mesma dica da pintura no rosto. Atenção ao ver os modelos de spray e faça um teste na nuca, conforme indicação do fabricante, antes de aplicar no cabelo.

E que tal uma fantasia no estilo “faça você mesma”? Também é uma boa pedida! Crianças maiores inclusive adoram participar da escolha e do processo de criação. Veja algumas inspirações.

2 – Máscaras

Uma atividade super divertida para maiores de 3 anos é uma oficina de máscaras. Pais e filhos podem criar juntos modelos coloridos, com seus acessórios favoritos. Vale usar plumas, lantejoulas, glitter e papéis coloridos.

O EVA ou feltro são materiais interessantes para a confecção do molde da máscara, por serem mais macios. Ainda sobre o molde, abuse da criatividade na escolha do modelo. É possível encontrar diferentes opções na internet para imprimir. Ah, chame os amiguinhos da escola ou da vizinhança para brincar junto! Assim, todos podem fazer as suas máscaras e depois curtirem!

Para os menores, ao invés de colagens, você pode comprar canetas coloridas e deixá-los personalizar a máscara. Adesivos coloridos também são opções práticas e divertidas. Não esqueça de comprar elásticos em um armarinho vizinho, para a finalização 😉

Mascaras infantis

3 – Baile coletivo

Se você gosta do carnaval, mas quer passar longe de tumulto e festas barulhentas, pode fazer um bailinho coletivo com amiguinhos do seu filho. Chame um número limitado de pessoas e prepare um ambiente adequado para a idade das crianças que vão participar. Cada família pode levar um lanchinho saudável e um item para ajudar na decoração do espaço. Veja outras ideias para um baile de carnaval com crianças:

  •  Na hora de escolher o local do bailinho, atenção na segurança. Verifique se não tem nenhuma piscina por perto ou, se tiver, ela deve ser cercada. Como geralmente é muito quente no carnaval, prefira um espaço com boa ventilação.
  • Vão ter bebês na festa? Então que tal colocar um tapete térmico no chão e criar uma espécie de espaço baby?
  • Comece os preparativos já com a escolha do convite. Uma pequena máscara de carnaval pode ir dando o clima da festa.
  • No quesito decoração a pedida é cor! Use e abuse de referências como serpentinas, máscaras e confetes!

Mesa para carnaval

  • Não esqueça de montar uma playlist com músicas que os pequenos gostam e que vão garantir aquele agito especial!

4 – Cuidados para curtir o carnaval com crianças

Gostou das dicas? Então confira agora alguns cuidados importantes, que vão proporcionar um carnaval seguro e tranquilo para a sua família!

  • Som alto: um dos grandes problemas do carnaval com crianças é o som alto e barulho. Algumas crianças podem ficar super irritadas, especialmente bebês. O resultado, além de choro, é uma agitação que pode, inclusive, prejudicar o sono. Isso sem falar em situações mais extremas, como rompimento de tímpano. Então, muito cuidado! Não fique perto de caixas de som e evite lugares com música alta demais, como clubes ou blocos de rua. Em casa ou no bailinho com os amigos a música não pode faltar, mas controle o volume.
  • Desfile de rua: pensando em levar os pequenos para o desfile de rua? Avalie bem o local antes de “se aventurar”. Isso porque muitas vezes os espaços não possuem fácil acessibilidade (degraus, sem rampas, lugares altos sem proteção ou a devida segurança). Uma preocupação em aglomerações também é perder o seu filho. Neste caso, um sling ou canguru ergonômico pode ser a melhor alternativa para crianças com até 20kg, dependendo o modelo de carregador. Para maiores, uma opção é mochila infantil com cordinha, também conhecida como “coleira”. Se decidir encarar, faça uma pulseira de identificação e converse antes de sair de casa sobre ficar juntinho dos pais. Também não esqueça de levar bastante água, para hidratar, lanches saudáveis e proteção solar, se necessário, sem deixar de levar em consideração os horários da criança, para não prejudicar a rotina.
  • Rotina: impossível não falar em rotina quando o assunto é a folia com os pequenos. Isso porque as crianças, ainda mais os bebês, são sensíveis diante de alterações na rotina e nos horários. Para evitar aquele “baile” indesejado de madrugada, com choro, ou filho “pulando carnaval na cama dos pais”, observe os hábitos da criança. Prefira programas mais curtos e que não alterem as sonecas, hora das principais refeições e de dormir.
  • Sono: além de manter os horários, é importante seguir o ritual do sono dos pequenos, pois depois de tanta agitação não vai ser fácil se acalmar. Em caso de viagem ou da criança dormir em outro espaço que não está acostumada, o saco de dormir é uma boa opção para manter um ambiente familiar e facilitar o sono!

Saco de dormir leão

  • Alimentação: a alimentação não necessariamente muda no carnaval, mas em caso de viagem pode sofrer alguma alteração. É importante cuidar o horário que a criança está habituada a comer e não variar muito, pois faz parte dos pilares da rotina e pode influenciar em todo o resto. Cuidado com excessos, ainda mais no quesito doces, frituras e refrigerantes. Para facilitar, tenha lanchinhos práticos, como iogurtes ou compota em squeezes, sanduíches e food fingers, como tomate cereja, queijo branco e frutas. Para manter a hidratação, além da água natural, a água de coco pode ser uma boa opção!

Então, hora de preparar a fantasia e a festa com os amigos para curtir a folia com tranquilidade e segurança para o seu filho. E lembre-se: atenção na rotina e nos cuidados básicos para garantir um carnaval com crianças sem “bailes” indesejados! Boa folia para toda a família 🙂

Site administrado no Brasil por pequenaweb.com

logo